domingo, 6 de dezembro de 2015

17ª Volta Internacional da Pampulha

VOLTA INTERNACIONAL DA PAMPULHA

Hoje foi o dia de correr essa prova, que é uma das mais importantes do país. Nela participam os africanos, que brigam acirradamente com os fundistas do atletismo do Brasil.

Esta foi a minha prova oficial de número 117, a quinta corrida na cidade de Belo Horizonte, mais precisamente na Lagoa da Pampulha, e a quarta participação na Volta Internacional consecutiva. E incrivelmente, todos os anos que participei, de 2012 a 2015, o brasileiro Giovani dos Santos foi campeão.
No local de largada, no qual entrei juntamente com os primeiros a chegar. Fomos contemplados porque chegamos cedo. Logo fecharam a pista novamente, abrindo bem mais tarde, quase no horário de largada.
Em todos os anos a briga foi boa, e Giovani não cedeu à pressão feita pelos africanos durante todo o percurso. Ontem, tive o privilégio de jantar ao lado do tetracampeão Giovani dos Santos, pois estava hospedada no mesmo hotel que toda a elite da competição, como os quenianos, tanzaneses e Solonei Silva.

 Logicamente, que rolou fotografia para registrar o momento. E para minha surpresa, tive o privilégio de estar sentada ao lado de Solonei Silva e seu técnico Ricardo D'angelo, ele que pegou a quarta colocação com menos de 1' do primeiro colocado. Um dos maiores fundistas do atletismo brasileiro.Também cliquei nosso bom papo sobre corrida.
Com Solonei Silva, o 4ªcolocado com o tempo de 00:53:22, menos de 1´do 1ªcolocado.
Com os africanos da elite.


Com o tetracampeão Giovani dos Santos.
A largada da prova foi às 8:00 horas, e o clima estava perfeito para correr. O céu estava cinza, a temperatura amena e para nos contemplar, ainda choveu um pouquinho durante a competição para nos refrescar.

Prova finalizada com sucesso!
Este ano eu não consegui baixar meu tempo como fiz nos dois anos anteriores, mas fiz uma prova muito boa. Senti a pressão baixar algumas vezes, pensei em desistir, mas segui firme em velocidade constante até o final. Diminui 3' do ano anterior. Marca que me desafia para 2016, me superar ao quadrado.

Em 2015 teve em torno de quinze mil corredores, e a organização da prova estava ótima no quesito hidratação e largada. À chegada ainda acho que deixa a desejar, pois o espaço na Praça de Iemanjá é pequeno, e as filas para o recebimento da medalha causa tumulto e muvuca.

Contudo, novamente tive uma experiência singular e muito boa em Belo Horizonte. O retorno me causou calafrios. O voo, que foi noturno, foi suspenso pelo mal tempo, e quando autorizado partimos para uma viagem de muita turbulência. O pouso foi sinistro. As luzes da nave piscavam em meio aos raios e trovões, e o avião chacoalhava feito charrete desequilibrada, e os runners atrás de mim, gargalhavam muito, e acho que era de nervoso. Parecia um filme de terror. Risos.

Avião parado, portas abertas, e é hora de irmos para mais uma semana. Bons treinos corredores.

Outras Voltas na Pampulha:
16ª Volta Internacional da Pampulha em 2014 (clique link)
Foto da 15ª Volta Internacional da Pampulha em 2013 (clique link)

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Bilbao Night Marathon

E chegou o dia. Privilegiadamente, pela manhã parti de trem de Madrid para Bilbao com meu filho Iago. Tudo estava absolutamente programado. Hotel reservado e planos mais ou menos organizados com os tempos estipulados. Chegamos na cidade e fomos direto para o hotel guardar as bolsas.
RENFE: é a empresa ferroviária mais importante da Espanha, com trens de alta velocidade para todos os destinos.
Ficamos encantados com o tamanho do quarto do Hotel Gran Bilbao e das camas. Era tudo muito espaçoso.
Além do quarto amplo, percebi pelas instalações extras no banheiro que estávamos num quarto adaptado para cadeirantes e idosos com necessidades especiais. Wul, que luxo era a grandeza de tudo. Particularmente, este hotel reservei pelo site Decolar, mas o site que mais costumo usar para esse fim é o Booking.
Hahaha, o banheiro nada tem a ver com a meia maratona, mas ele era tão gigante, que vale a pena mostrar.
Tranvia
Coisas guardadas e seguimos para o local da retirada de kit. Andamos até a estação do Tranvia, que ficava a 5' do hotel, compramos o bilhete do mesmo na máquina, e logo já entramos no qual ali estava estacionado, e que nos deixou na porta do endereço correto. 

A retirada do kit foi muito rápida e sem nada a declarar de tão eficiente. Dali andamos até a avenida principal de Bilbao, onde foi possível encontrar restaurante aberto para almoçarmos, visto que quase toda cidade botava a siesta** e se encontrava fechada. Mais ou menos entre as 14h e as 17h muitos espanhóis realmente esquecem o mundo capitalista, e por tradição fecham seus comércios deixando os estrangeiros chateados. É a famosa 'siesta'**!
Meu nome na lista!
Andarilhamos um pouquinho e logo já pegamos um táxi para o hotel. Foi possível dormir umas duas horinhas antes de sair para a prova, que aconteceu nesse mesmo dia, num sábado pela noite.

Retirada do Kit

Alegria de final de prova!

E as 18:30 horas deixamos o hotel de táxi e fomos para o Museu Guggenheim, o local da largada da prova, a Bilbao Night Marathon. A prova teve inicio pontual, com muita música e fogos. Lindo de ser ver e viver. Choveu bastante durante as duas horas que corri e fazia frio. Estipulei um horário de chegada para que meu filho me esperasse e no momento exato lá estava eu, chegando e atravessando a linha de chegada.
Bilbao é um município e cidade da comunidade autónoma do País Basco, Espanha, capital da província e território histórico da Biscaia. Por toda a cidade a gente vê a língua basca, e no número de peito não foi diferente. Achei show o meu nome impresso no idioma basco: Kutxa! Na verdade erraram o meu nome em basco. Seria Katuxa, que significa Catarina, a origem do meu nome. Entonces, sou KATUXA! :)

Quanto a organização da prova, os horários e o apoio, foi tudo bastante impecável. Ela faz parte das provas do Rock and Roll! O Circuito Maratona Rock ‘n’ Roll é o “Maior Circuito de Corridas do Mundo”. Até 2012 acontecia em 24 cidades norte americanas. A partir dali, se tornou um circuito global. O festival ao ar livre decorre por todo percurso e conta sempre com alguma banda bacana atual. Entre os artistas anteriores, incluem-se Goo Goo Dolls, Counting Crows, Chris Isaak, Bret Michaels e Sugar Ray, entre tantos outros que eu nem conheço. Então, essa competição já possui muitos anos de experiência e eles são brutais. O evento contou com corridas nas distâncias de 10, 21 e 42K.

A largada da prova foi às 20:30, e passei pelo pórtico de chegada exatamente às 23:00 horas como disse ao meu filho que passaria. Para mim, a prova foi incrível, mesmo chovendo muito durante o percurso. Tudo impecável.


Estação de trem de Bilbao
Está foi uma das provas mais felizes que fiz entre todas elas. Estar na Espanha e ter a companhia do meu filho, que adorou cada segundo de nossa estadia em Bilbao, que curtiu muito a meia maratona como expectador, foi realmente muito especial. E no domingo depois de visitar o museu e almoçar, voltamos para a estação de trem e partimos às 17:00 horas de volta para Madrid.

Bilhetes da Renfe Madrid-Bilbao/Bilbao-Madrid comprados via web (o bilhete impresso em casa é válido para entrar direto no trem, reserva do Gran Bilbao Hotel via Decolar.com e declaração para retirada do kit da meia maratona.

Essa foi a minha 35ª meia maratona, a 8ª de 2015. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Bilbao Night Marathon

A Maratona Noturna da cidade do País Basco, Bilbao no norte da Espanha, é a única noturna que acontece no país aproveitando a iluminação da cidade, e espera este ano de 2015 em sua 7ª edição, em torno de novel mil corredores vindos de mais de 20 países. O evento contará com provas em três distâncias: 10Km, 21Km e 42Km.

É a prova do Rock and Roll!  O Circuito Maratona Rock ‘n’ Roll é o “Maior Circuito de Corridas do Mundo”. Até 2012 acontecia em 24 cidades norte americanas. A partir dali, se tornou um circuito global. O festival ao ar livre decorre por todo percurso e conta sempre com alguma banda bacana atual.

No site do evento já podemos sentir o barulho e o show que será essa prova! Clique link: Bilbao Night Marathon!
O percurso passa pelas margens do Rio Nervión e com o centro antigo da cidade. Além, é claro, da área ao redor do Guggenheim, o famoso museu que foi aberto em outubro de 1997, com a inovadora estrutura metálica de titânio, e que é o local de largada e chegada da corrida.

Museu Guggenheim: largada e chegada da Bilbao Night Marathon.

Julho 2015, no local de largada e chegada da corrida.
Estive em Bilbao em julho deste ano e tive o privilégio de conhecer a suntuosa arquitetura do museu. Do átrio central, que tem 50 metros de altura e lembra uma flor cheia de curvas, partem passarelas para os três níveis de galerias. Visto do rio, o edifício parece ter a forma de um barco, homenageando a cidade portuária de Bilbao que teve bons anos de festa marítima

Vista da entrada no Museu Guggenheim.
Essa meia maratona não estava nos planos. Entretanto, passarei o mês de outubro na Espanha. E tem como corredor viajar e não procurar saber sobre as corridas que acontecerão ao seu redor? Creio que não. Então, vamos lá! No próximo dia 17 de outubro indo para o norte da Espanha, no País Basco, realizar mais este plano.



A proa do barco do Museu Guggenheim.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Meias Maratonas Realizadas

     Aqui listo as Meias Maratonas que corri em Formato Oficial _ 21K. Lá se foram 47 competições, com atualização em agosto de 2018. Esta relação está sendo atualizada, ao passar do tempo. As corridas que estão transformadas em link, a gente pode clicar e saber mais sobre a prova. E isso é muito legal para quem vai pela primeira vez fazer a competição, ou para quem busca informações, tentando encontrar um lugar desconhecido para correr. O mesmo eu fiz em alguns blogs, antes de embarcar para uma viagem para correr. Por meio das descrições de experiências alheias, podemos nos orientar e ficarmos mais seguros para uma viagem, como por exemplo.
2012
1_Meia Internacional de SP;
2_Meia de Sampa;
3_Golden 4 Asics SP;
4_21K Athenas RJ;

2013
5_Meia Internacional de SP (17 março);

6_Meia das Cataratas do Iguaçu (28 maio);
7_Meia de Floripa (9 junho);
8_Meia de Sampa (14 julho);
9_Golden 4 Asics SP (28 julho);
10_Mizuno Haf Marathon SP (14 junho);
11_Meia de São Bernardo do Campo (4 de agosto);
12_Meia de Santo André (23 abril);
13_Meia Tribuna Praia Grande (1 setembro);
14_Meia de Buenos Aires (8 setembro);
15_21K Athenas SP (27 outubro);
2014 (+ clique link)
18_Mizuno Hal Marathon-SP maio;
21_Golden Four Asics SP (SP) agosto;
22_W 21K Asics (SP) setembro;
36_25Km na Meia Maratona Internacional de São Paulo 2014,
 
2016 (+clique link)
      Fazer uma meia maratona ou 21K não é como correr 10Km. A diferença está na distância. Toda distância que possui a palavra maratona no meio exige preparo, conhecimento, treino e contudo dedicação. E assim nós maratonistas de qualquer distância, seguimos. Treinando e nos desafiando. Os 21Km é a distancia que sempre me desafia e me alegra. e como alguém disse um dia: "Se você quiser mudar seu corpo, exercite-se. Se você quiser mudar sua vida, torne-se um corredor." Eu diria, torne-se um maratonista! @katiaTfonseca
~Katia T.Fonseca